Áreas de intervenção
Comunicação, Informação e Sensibilização
O Programa MUN-SI tem estabelecido com vários meios de Comunicação Social, o seu Plano de Comunicação que inclui Campanhas de divulgação das ações/atividades pelos meios de difusão (mass media), utilizando mensagens consistentes sobre as estratégias de promoção de estilos de vida saudáveis, em múltiplos canais como televisão, jornais e rádios locais.
A equipa municipal, paralelamente, atrai para o seu programa os vários atores locais como os profissionais de saúde, professores, assistentes operacionais/ auxiliares, famílias, associações de desportos e outras organizações associativas, restaurantes entre outros, através de reuniões públicas, eventos científico, brochuras e cartazes, etc.). Os Investigadores e os membros da coordenação nacional são responsáveis pela divulgação científica dos estudos desenvolvidos no âmbito do MUN-SI, ao nível nacional e internacional.
Serão promovidas atividades familiares através de iniciativas de promoção de estilos de vida saudáveis dirigidos ao entorno familiar e comunitário (dentro e fora de casa), implementação de múltiplas intervenções de adopção/modulação de comportamentos saudáveis, designadamente piqueniques, modulação de refeições saudáveis através de visitas a mercados locais/supermercados, formação de leitura e interpretação de rótulos, ementas saudáveis, desencorajando o consumo de alimentos com baixo valor nutricional, workshops de cozinha saudável com Chefs da restauração local ou nacional. Será promovida também a participação em hortas urbanas pedagógicas, em eventos de actividade física, passeios/caminhadas, desportos radicais, ciclovías, pedíbus, caças ao tesouro, dança e utilização de zonas urbanas e espaços verdes para a promoção das actividades físicas seguras.
Formação de Profissionais de Saúde & Educação
Nas atividades dirigidas aos professores incluir-se-ão sessões de formação sobre “promoção de estilos de vida saudáveis em sala de aula” com a utilização do Manual de Nutrição Infantil (http://www.mun-si.com/escola-saudavel/), Guia Prático com Fichas de Actividade para Crianças do 1º Ciclo do Ensino Básico, seguindo as temáticas (Aprendendo com a Nova Roda dos Alimentos, Nutrição e Alimentação Saudável, Pequeno-almoço saudável, Água, Actividade Física, Higiene e Segurança Alimentar).
As formações dirigidas aos professores estarão de acordo com as atividades desenvolvidas na área “Escola Saudável”. A Escola beneficiará ainda de todos os programas/materiais dos Parceiros do MUN-SI como os do Nutriventures, do Ministério da Saúde, do Ministério da Educação e Ciência, da Rede Portuguesa de Cidades Saudáveis, da Organização Mundial da Saúde, da Rede EPODE, entre outros.
Aos profissionais de saúde (médicos e enfermeiros, pediatras, nutricionistas, etc.) é oferecido um programa formativo sobre vigilância nutricional infantil, rastreio, tratamento e monitorização de malnutrição infantil. Este programa inclui ainda orientações e aumento do conhecimento da problemática do excesso de peso e da obesidade, com base nas recomendações nacionais e internacionais de saúde e respostas na direção do controlo da problemática e da satisfação da população, sustentada e integrada nas políticas de saúde locais e nacionais.
A escola é considerada como um dos mais importantes espaços de educação para a Saúde. Tendo em conta que a criança frequenta a escola durante a maior parte do seu dia, a abordagem de promoção da saúde em ambiente escolar é considerar a escola como um todo onde todos os agentes (professores, crianças, família, assistentes operacionais, auxiliares e cozinheiros) devem contribuir para um ambiente escolar saudável e sustentável.
Nas atividades dirigidas ao ambiente escolar consideram-se as crianças como os principais atores de modulação comportamental e a intervenção é realizada através de ações/ atividades adequadas à idade, lúdico-educativas com o objectivo de incorporar conceitos sobre estilos de vida saudável principalmente de atividade física, nutrição e alimentação equilibrada.
Exemplos destas atividades são aquelas onde Equipa Municipal identifica as temáticas que serão abordadas nas várias atividades, como “Água” “Sopa e Horticolas”, “Frutos” as Leguminaosas entre outras, que são realizadas por profissionais, designadamente nutricionistas, em sala de aula ou outro espaço escolar sempre com o acompanhamento do professor.
Em todo o ambiente escolar pretende-se dinamizar os espaços de recreação, de modo a promover a atividade física diária e espontânea e o exercício físico estruturado. Aumento dos conhecimentos saudáveis, que fomentem as escolhas saudáveis, segundo formações, workshops, feiras, teatros de rua, modulação de ementas com destaque nos produtos nacionais, divulgação de produtos alimentares adequados, Hino MUN-SI, festas temáticas, entre outros. Nos espaços de cozinha e para os profissionais de restauração pretende-se que os mesmos sejam envolvidos e participem nas atividades por forma a adquirirem conhecimentos na área da promoção de estilos de vida mais saudáveis.
A Escola beneficiará ainda de todos os programas/materiais dos Parceiros do MUN-SI como os do Nutriventures, do Ministerio da Saúde, do Ministerio da Educação e Ciência, da Rede Portuguesa de Cidades Saúdaveis, da Organização Mundial da Saúde, da Rede EPODE, entre outros.
Nesta área de intervenção, o urbanismo e a promoção de atividade física dos munícipes é potenciada através do desenho de atividades que promovam a utilização de espaços públicos como parques, praias, ciclovias, criação de passeios pedestres e reforço da segurança nos trajetos para as escolas e espaços recreativos. Ao nível do município desenvolver-se-ão ações de aumentos das escolhas saudáveis, nutrição e alimentação e atividade física, como o mapeamento de restaurantes locais com identificação da oferta alimentar, parcerias entre restaurantes locais com a criação de menús saudáveis que controlem e limitem a oferta de pratos de elevada densidade energética e baixa qualidade nutricional, potenciando a gastronomia local e nacional. Outras ações podem incluir controlo da oferta alimentar disponível em máquinas de venda automática disponíveis em locais públicos e frequentemente acessíveis à comunidade infantil e juvenil e suas famílias.
Os Investigadores e os membros da coordenação nacional, em conjunto com o Comité Científico, terão como iniciativas: a) a discussão e certificação de metodologias de implementação e avaliação do programa que sirvam de suporte à comunidade científica; b) propor estudos científicos de carácter local/regional ou nacional de vigilância nutricional infantil e dos determinantes da saúde; c) colaborar com um núcleo de peritos internacionais com vasta experiência na área no sentido de partilhar conhecimentos e experiências que visem a otimização do programa; d) Estabelecer o diálogo entre os especialistas científicos, decisores e representantes políticos, instituições públicas e privadas e com a sociedade civil. Exemplos deste estudos incluem a avaliação de estado nutricional (peso e estatura) de crianças e resultados que foram discutidos com as famílias e receberam encaminhamento para aconselhamento técnico de profissionais de saúde, tal como do Nutricionista, numa prevenção secundária seguindo a metodologia de projetos desenvolvidos anteriormente como o projeto POZ.
Prevenção Secundária
A intervenção será realizada em crianças com excesso de peso e obesidade identificadas na avaliação do estado nutricional MUN-SI. Seguindo a metodologia do projeto POZ (Projeto Obesidade Zero) e será em parceria com os Centros de Saúde.MUN-SI is developed towards at children, adolescents and families in their respective community settings and it is developed through a program of municipal intervention based on 6 nuclear axes/themes distributed by two basic levels of intervention: primary and secondary.
Primary Prevention
Directed to prevent childhood obesity, it covers the entire community by raising awareness among all local actors and stakeholders.MUN-SI Program has established its communication plan with Media partners, which includes campaigns disclosure of actions/activities by means of diffusion (mass media), using consistent messages about strategies to promote healthy lifestyles in multiple channels such as television, newspapers and local radio stations.
The local team attracts also various local actors as health professionals, teachers, school operating assistants/aides, families, sports associations and other membership organizations, restaurants, among others, through public meetings, scientific events, brochures and posters, etc.
Investigators and members of the national coordination are responsible for the dissemination of scientific studies undertaken within the MUN-SI, at national and international level.

Training of Health & Education Professionals



In this theme, Research staff, such as Investigators and members of the national coordination together with the Scientific Committee develop several initiatives such as: a) discussion and certification of methodologies for implementation and evaluation of the program which support the scientific community; b) propose scientific studies at local/regional or national level on childhood nutrition surveillance, and health determinants c) collaborate with international experts with extensive experience in this subject to share knowledge and experiences which in the end aim at optimization of the program; d) Establish dialogue between scientific experts, policy makers and political representatives, public and private institutions and civil society.
Secondary Prevention
The intervention will be performed for overweight and obese children screened on the MUN-SI survey. This will follow the successful POZ methodology and will be conducted through a partnership within the Health Centers.